Há duas teorias principais sobre a forma peculiar desta nebulosa. Ou a estrela central é uma binária cerrada com as forças gravitacionais modelando o jorro do gás, ou uma única estrela em rotação direciona com seus campos magnéticos o material ejetado. O jorro tem velocidade de 3,6 milhões de km/h e se choca com o meio circundante mais lento. Os lóbulos da nebulosa estendem-se por mais de 1,5 anos-luz. As observações dessa nebulosa revelam um possível futuro Sol, já que a estrela central provavelmente era tipo solar, de classe G da sequeência de estrelas como ilustra a imagem a baixo
As estrelas de tipo O são as gigantes brancas e azuis, como Sírius (da constelação de Cão Maior) e Rigel (da constelação de Órion), e as de tipo K são as gigantes vermelhas como Antares (da constelação de Escorpião) e Aldebaran 9da constelação de Touro).
Uma curiosidade é que quanto mais branca ou azul a estrela for mais quente e jovem a estrela é, e quanto mais vermelha mais fria e mais velha é a estrela, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário