Em Março de 2009 a NASA (Agência Espacial Norte-Americana) lançou no espaço a sonda Kepler, com o Objetivo de descobrir planetas parecidos com a Terra (composição e massa) em órbitas de outras estrelas.
No último dia 3 (quinta-feira) a revista Nature destacou a descoberta de um novo sistema planetário a 2000 anos-luz da Terra, chamado Sistema Kepler-11, formado por uma estrela parecida com o Sol, cerca de 1,1 vezes o tamanho de nossa estrela e seis planetas orbitando-a.
As órbitas dos cinco primeiros planetas (kepler-11b...até kepler-11f) ficariam dentro da órbita de Mercúrio, e a órbita do sexto planeta (kepler-11g) ficaria entre as órbitas de Mercúrio e Vênus, ou seja nenhum deles localiza-se no que chamamos de Zona habitável (não havendo possibilidades de existir água em estado líquido). Como vocês podem ver a imagem abaixo ilustra bem isso:
Segundo Jack Lissear, do Centro de Pesquisas Ames, da NASA os planetas mais próximos da estrela possuem órbitas relativamente curtas, que variam entre 10 e 47 dias, e uma configuração muito compacta. O sexto tem uma órbita mais extensa, de 118 dias.
De acordo com cientistas a descoberta é importante pois amplia o conhecimento a respeito da formação de sistemas planetários.
A NASA afirma que a missão Kepler coletará mais dados a respeito do sistema Kepler-11 para que astrônomos consigam entender mais a respeito da formação de sistemas planetários e ainda declara que a missão continuará em funcionamento até o fim de 2012. Espero até lá ser surpreendida pela missão Kepler várias vezes com notícias tão empolgantes e entusiasmantes quanto essa! E você?
(Quero saber sua opinião!)
Camila Ersina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário